.

DIFICULDADES NO CAMINHO

 

Há muitos anos atrás, um rei quis experimentar seus súbditos e colocou no meio da estrada  uma grande pedra obstruindo parte da via. Escondeu-se ali perto para observar se algum dos que passavam desviava esse obstáculo.

Passou um comerciante com rico automóvel, reduziu a velocidade, e contornou aquela pedra criticando em alta voz:: “ O rei deveria ter esses caminhos livres para que pudéssemos circular livremente.

Passou outro, num elegante coche puxado a cavalos, e igualmente se desviou do obstáculo, comentando: “Que mau gosto manter aqui esta pedra....”

E, da mesma forma, um pobre camponês com um carro-de-mão carregado de fruta e verduras  e parou ao lado, comentando: “Isto poderá originar um acidente. Irei tentar desviar a pedra para evitar algum problema”. E conseguiu, com bastante esforço, rolar aquela enorme pedra para fora do caminho. Ao voltar a tomar o seu carrinho, verificou que estava uma bolsita no lugar, donde retirara a pedra. A bolsa tinha umas moedas de ouro com um bilhete escrito pelo rei: “Este dinheiro será para a pessoa que retirar este obstáculo do caminho”.

Moral: Cada obstáculo removido é sempre uma oportunidade para crescer, para melhorar a nossa própria condição; e muitas vezes também a condição dos outros.

publicado por RO ALMADA às 14:43